quarta-feira, 23 de maio de 2012

Cestas orgânica, produto da Reforma Agrária!


PROJETO COOPERATIVA DE CONSUMO 2012





Apresentação:

Somos um grupo de 4 famílias que vivem e trabalham em uma área da reforma agrária. O assentamento Santa Rita de Cássia II fica na região metropolitana de POA, município de Nova Santa Rita, entre o centro e as margens da rodovia 386.

A terra que hoje cultivamos e onde resistimos é uma conquista das ações do MST, um processo que durou longos anos de acampamento, ocupações, lutas incansáveis e experiências de vida coletiva e solidária. Nosso grupo é parte de um projeto social mais amplo que no confronto com o latifúndio e o agronegócio busca meios de cooperação, trabalho digno e produção de alimentos saudáveis na mesa do povo.

Consumo cooperativo

Como uma iniciativa de relações do campo com a cidade, de povo para povo, o projeto de cooperativa de consumo iniciado com organizações urbanas de Porto Alegre em 2011 é uma ferramenta que ajudou muito nessa tarefa. Queremos avançar juntos na construção de alternativas de produção, comercialização e consumo.

(a) Uma produção orgânica, de trabalho cooperativo e auto-organizado, livre de transgênicos e da indústria de agrotóxicos que contaminam o meio ambiente e provocam danos a nossa saúde.

(b) Um comércio justo, direto dos produtores, que evita a taxa de ganância dos atravessadores e confere um preço digno ao trabalho e acessível aos consumidores.

(c) Um consumo planejado (eletivo) de grupos urbanos que fortalece a reforma agrária, a agroecologia e uma economia popular. 

Como se associar?

A Cooperativa de Consumo voltará a funcionar em 2012. Para se associar você deve fazer seu cadastro no Ateneu Libertário, com a comissão encarregada desta tarefa. Periodicamente haverá uma entrega neste endereço de uma sacola de verduras e produtos da reforma agrária direto dos produtores com um valor pre-acordado. O associado também poderá encomendar produtos extras, como queijo e ovos, por exemplo. O cadastro é um ato de responsabilidade do consumidor com o pagamento e a busca de seus produtos, nos dias e horários combinados. 

Contato:
Comissão da cooperativa do Ateneu- 
ateneu.libertario@yahoo.com.br

Lista de produtos e preços
(sujeito a correções de acordo com a época de plantio)



Lista de Produtos
Preço x un. ou x kg
Observaçoes

Alface
$1,50


Agrião
$1,00


Almeirão ou radicce
$1,50


Aipim
$1,50


Aipim descascado



Arroz orgânico
$1,50


Beterraba (x 4 ou 5 batata)
$2,50


Brócolis (bouqué ou cabeça)
$2,50


Chicória
$1,50


Couve Chinesa
$2,50


Couve Flor
$3,00


Couve Mantega
$2,00


Espinafre
$2,00


Moranga
$2,50


Rabanete
$1,50


Repolho
$2,00


Rúcula
$1,50


Suco de Maça x 500 cc
$4,00


Suco de Maça x 1000cc
$7,00


Suco de Uva x 500cc
$5,00


Suco de Uva x 1000cc
$8,00


Tempero Verde (cebolinha + salsa ou coentro)
$1,00






Produtos  x encomenda

Cuca



Empanada de carne (x unid.)
$2,00


Feijão (x kg)
$3,00


Pão caseiro



Pão integral com sementes
$5,00


Própolis (30cc)
$6,00


Queijo (x kg)
$12,00


Ovos



Pastel vegetariano (x unid.)
$2,00



Nenhum comentário:

Postar um comentário